Centro Provincial RSCM recebe visita de noviças

Para conhecer a organização, os colaboradores e as dependências do Centro Provincial, as noviças da congregação do Sagrado Coração de Maria, visitaram a Casa, no dia 20/04, em uma agradável manhã.

Atualmente, na Província Brasileira, nove moças participam do Noviciado do Sagrado Coração de Maria, sendo que seis delas estão fazendo o primeiro ano e as outras três estão cursando o segundo.

Neste grupo, há integrantes de Zâmbia, Zimbábue, Moçambique e, também, do Brasil. Essa internacionalidade de participantes confirma a abrangência do Instituto e reforça a expansão da missão de Pe. Gailhac e Ir. San Jean desde 1849, quando da fundação.

Vida religiosa

Como parte do processo para se tornar uma Religiosa do Sagrado Coração de Maria, as moças passam por processo de contato com o Instituto, bem como viver a experiência de conhecimento inicial.

Como segunda fase, as pré-noviças começam a vivenciar a experiência e a aspirar a adesão à missão, em uma comunidade local. Nesta fase elas tem a oportunidade de se profundarem na missão, como um todo, e em todos os aspectos da vida e na diversidade de mistérios. A partir daí são iniciados os trabalhos do Noviciado Sagrado Coração de Maria, em Belo Horizonte (MG).

Durante dois anos as noviças dedicam a vida aos estudos e à caminhada para se tornarem Religiosas do Sagrado Coração de Maria. No primeiro ano elas vivem o ano Canônico e aprofundam o autoconhecimento, a aprendizagem quanto às temáticas de espiritualidade, tradição, história e carisma. Já no segundo ano, chamado de Apostólico, elas participam da vivência em comunidades, missões e estágios e, também, no noviciado – que é a síntese da vida religiosa.

Finalizado o período, é hora de fazer os primeiros votos e dar continuidade à caminhada formativa. Até que façam os votos perpétuos, ela são Irmãs Junioristas de votos temporários, por um período que pode variar entre três e sete anos. O voto perpétuo é o momento mais forte na vida de uma religiosa e marca a trajetória de confirmação ao chamado de amor e dedicação da vida a Cristo.

Anúncios

Uma consideração sobre “Centro Provincial RSCM recebe visita de noviças”

  1. Que alegria ver as noviças e irmas do Noviciado alargando a sua visao da Provincia Brasileira, com a visita ao Centro Provincial, em companhia da Ir. Rosinha, Caroline e Rita! Um espaço que esta a serviço, na construçao de pontes de Justiça e Solidariedade. Obrigada pela partilha! Forte abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s