Animação vocacional

O que é animação vocacional?

Animação vocacional é aquele momento em que provocamos na jovem o despertar para o seu projeto de vida pessoal. É buscando dar um sentido à sua vida que ela opta pelo seguimento da Pessoa de Jesus Cristo. Toda a juventude deve ser despertada para isso. Nós, de maneira particular, desejamos ajudar as jovens a considerar a possibilidade de serem chamadas a seguir a Vida Religiosa Consagrada no Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. Uma das facetas de nossa Missão é a Defesa da Vida, uma maneira especial de trabalhar e contribuir para levá-las a serem Jovens Construtoras da Vida, seguindo o nosso lema:

“EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E VIDA EM PLENITUDE”(Jo 10.10)

Como é o processo de acompanhamento vocacional de Jovens pelas RSCM?

Nós, Religiosas do Sagrado Coração de Maria, estamos sempre atentas à provocação vocacional, feita nos momentos em que encontramos oportunidade junto à juventude. Muitas jovens têm o desejo de se consagrarem a Deus na vida religiosa e nos procuram espontaneamente, querendo conhecer mais sobre a nossa Missão. Assim, acompanhamos individualmente cada jovem, durante o tempo que for necessário. Quando a jovem está disponível e deseja aprofundar um pouco mais, nós a convidamos para fazer uma experiência morando em uma comunidade vocacional conosco.

É um momento importante para ambas as partes, pois é quando a jovem nos conhece e nos deixa conhecê-la melhor. Também é um momento de aproximação, integração e discernimento junto a outras jovens, em que é ampliada a dimensão de coletividade. E é quando aprofundamos o trabalho de internalização da nossa espiritualidade por meio do conhecimento do nosso Fundador, do nosso material Vocacional, da Bíblia, da Catequese e de tudo o que move a nossa fé. Em dois ou três anos, caso a candidata esteja pronta, nós a encaminhamos a uma casa de experiência para que se torne uma pré-noviça, com uma experiência ainda mais profunda conosco. Nesse momento, elas também são formadas intelectualmente, completando seus estudos básicos e ingressando em uma graduação de sua escolha, capacitando-se para a missão.

Como as jovens são preparadas para o Noviciado?

Do pré-noviciado, elas são encaminhadas para o Noviciado Internacional, que atualmente é no Brasil, para uma formação específica de dois anos como noviça. Nessa fase, o aprofundamento é ainda mais específico, orientado por uma equipe formadora do Instituto. Esta equipe é reunida e preparada para dialogar e formar as jovens religiosas. Ao final dos dois anos, elas fazem os votos vividos em comunidade, consagrando-se como RSCM.

Noviças e Religiosa

Noviças e Religiosa

Qual o significado dos Votos Religiosos?

Pobreza: Fazer um voto de pobreza não significa despir-se dos bens materiais. Os bens são para ajudar a pessoa a se colocar a serviço da missão. Carros, computadores, aparelhos de celular… Todos os bens são para uso da missão. Essa dimensão da pobreza solidária e voluntária amplia ainda mais a nossa compreensão e aproximação com os mais necessitados.  Quanto à saúde, as jovens devem se alimentar bem e cuidar de si, pois toda transformação começa internamente. Para ajudar o próximo, é preciso que saibamos, antes de tudo, ajudar a nós mesmas.

Castidade: É voto que consideramos da liberdade. Deixar de viver o matrimônio e outras relações amorosas para que estejamos livres para seguir Jesus. Uma renúncia que nos dá a possibilidade de realizar a missão em qualquer lugar do mundo. E a que nos dá a tônica da felicidade e alegria de viver. Assim, nossa família e nossas relações de afeto estão presentes nos relacionamentos que vamos desenvolvendo junto às pessoas que conhecemos ao longo de nossa vida religiosa. Temos a capacidade de criar laços com pessoas que não são de nossa exclusiva escolha.

Obediência: É fundamental que estejamos conectadas com Deus. É o voto do envio. Deus é quem me chama e envia, por intermédio da Superiora Provincial ou Geral. Vamos para onde são mais fortes os clamores do mundo. Por isso, a castidade e a pobreza são tão importantes. A primeira porque me liberta de qualquer relação possessiva, a segunda porque me liberta do apego de tudo o que é material. Assim, estamos livres para que possamos estar em missão.

Anúncios

16 respostas em “Animação vocacional

  1. Estou encantada com a explicação clara e profunda dos três votos:pobreza, castidade e obediência. como diz uma boa amiga “inebriante” esclarecimento para quem já conhecia os três votos e para quem nunca ouviu ou leu sobre eles.

    • Beleza de reflexão a partir do texto sobre os Três Votos! Sinaliza que o conteúdo encontrou “abrigo” na sua sensibilidade de jovem, o que é mesmo muito bom! Saiba que, aqui, o “espaço” está sempre aguardando suas reações/contribuições.

      • Estou desejosa de que as noviças que chegaram dos estágios em Mairi, Porto Seguro e São Paulo pudessem relatar as experiências vividas.

  2. Gostaria de ver aqui explicitado a experiência das irmãs da casa do noviciado que foram a uma paróquia de BH no mês missionário para falar de ser consagrado em Missão como está nas nossas linhas de formação. Como foi isso?

  3. Quero anunciar com grande alegria que neste mês de agosto, nós irmãs do Sagrado Coração de Maria estamos presentes em um novo estado do Piauí em Teresina. Irmã Marília e eu estivemos lá para conversar com a CRB, bispos e conhecer a nova área de missão. Depois de um diálogo com o arcebispo D. Jacinto ( muito simpático) ele acordou conosco de que é possível fazer um experiência nova. Ficamos felizes, pois a proposta é em um setor de N. Senhora do Codipe iniciando a experiência: as irmãs Terezinha, Lucilene e Rosinéia, com 3 diáconos ( casados) . Este desafio do novo, na inclusão social dos pobres, nos aquece o coração e nos faz sair da acomodação e aguça o ouvido , a escuta o clamor pela justiça e deseja responder com todas as forças o Revigorar da nossa espiritualidade centrada em Jesus Cristo e reafirma a nossa opção pelos empobrecidos, conforme assumimos em nossos Capítulos.

  4. Visitei o noviciado no dia 22 de agosto e puder ver de perto o belíssimo trabalho das noviças que se empenharam em aprender a fazer os ícones com Ir. Bernadethe. Parabéns! Ficaram lindos!

  5. Estou vendo a foto dos Votos. Rosineia! Animada e hoje está em Teresina, assumindo os de uma nova comunidade. Neste tempo de dezembro vibrando com mais um tempo de Animação Vocacional. Lá foi ela carregada de animo e de pacotes de material. Invejável!Abraços!

  6. Me alegro com toda a comunidade religiosa principalmente com a comunidade do noviciado internacional.Me uno com muito carinho as noviças do primeiro e segundo ano em especial a Fernanda minha conterrânea e com a Aelita no qual tivemos a graça de nos conhecermos melhor na sua experiência aqui em Janaúba… a todos o meu voto de uma profunda caminhada….abraço. Claudenice

  7. Boas Vindas Noviças! estão agora retornando de suas comunidades RSCM. Junto as irmãs viveram um tempo de inserção e convívio com o povo de Deus. Acredito que no coração de cada uma está uma experiência forte, feliz e cheia de fé. Um experiência que faz arder o coração e continuar para a chegada do tempo da consagração!Abraço cada uma neste feliz retorno.

  8. Em primeiro lugar, aquelas palavras – «E tu, que farás?» – foram dirigidas a uma pessoa jovem, uma jovem mulher com ideais elevados, e mudaram a sua vida. Impeliram-na a pensar no trabalho imenso que havia para realizar e a dar-se conta de que também ela era chamada a fazer a sua parte. Quantos jovens, nas nossas paróquias e escolas, têm os mesmos ideais elevados, generosidade de espírito e amor a Cristo e à Igreja! Perguntemo-nos: Somos nós capazes de os pôr à prova? Somos capazes de os guiar e ajudar a fazer a sua parte? A encontrar caminhos para poderem partilhar o seu entusiasmo e os seus dons com as nossas Em primeiro lugar, aquelas palavras – «E tu, que farás?» – foram dirigidas a uma pessoa jovem, uma jovem mulher com ideais elevados, e mudaram a sua vida. Impeliram-na a pensar no trabalho imenso que havia para realizar e a dar-se conta de que também ela era chamada a fazer a sua parte. Quantos jovens, nas nossas paróquias e escolas, têm os mesmos ideais elevados, generosidade de espírito e amor a Cristo e à Igreja! Perguntemo-nos: Somos nós capazes de os pôr à prova? Somos capazes de os guiar e ajudar a fazer a sua parte? A encontrar caminhos para poderem partilhar o seu entusiasmo e os seus dons com as nossas comunidades, sobretudo nas obras de misericórdia e de compromisso a favor dos outros? Partilhamos a própria alegria e entusiasmo que temos em servir o Senhor?(Homília – Papa Francisco nos Estados Unidos….)

  9. Estou feliz: A resposta de Roz nossa Geral e seu conselho – Em janeiro 5 noviças irão fazer as promessas. Viajarão…Viverão êxodos e encontrarão uma terra, mas é sempre terras RSCM em favor da Vida. No abraço queremos acolher tudo isso com alegria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s